Publicado em

Telemóveis Motorola com redes 5G

5g-logo

Os telemóveis de Motorola entra numa nova era da conetividade 5G com três completos smartphones:

Moto G 5G PlusMotorola Edge, e Edge Plus 

A conetividade 5G é uma nova e interessante proposta de redes móveis que se irá converter mais cedo ou mais tarde num novo standard. É apenas questão de tempo para que este tipo de comunicações arranque em Portugal pela mão das grandes companhias telefónicas e os telemóveis 5G comecem a formar parte da nossa realidade.

Mas afinal o que vai mudar nas nossas o 5G?

Vantagens e melhorias do 5G face ao 4G

4G-5G

Para resumir tudo isto podemos dizer que o 5G vai melhorar as ligações que já conhecíamos com o 4G em três aspetos principais: velocidade, conetividade e eficiência.

A velocidade é talvez o mais apelativo de tudo do que nos prometem as ligações 5G. Graças a estas redes poderemos navegar a 10GB, o que supõe um incremento de 9 pontos em velocidade com respeito ao que nos oferecia as companhias até agora. Assim, poderemos descarregar arquivos multimédia a uma velocidade inimaginável.

Redução espetacular do tempo de latência

A latência é o tempo de resposta da rede quando no momento de assimilar dados e informação. Graças a esta redução poderá navegar e conectar ao seu ambiente de forma imediata.

O que mais interesse está a despertar entre os mais entendidos no assunto é a redução do tempo de latência a 1-2 mili segundos, quando a media com as já conhecidas ligações 4G estavam nos os 100 ms e com as 4G+ nos 20ms. Em ambos os casos a redução é brutal e oferece-nos uma latência quase impercetível para o ser humano.

Melhoria da fiabilidade na Inteligência Artificial

Como curiosidade e deixando um pouco o mundo dos smartphones podemos contar que a estandardização do 5G será um avanço enorme na industria dos veículos autónomos. O 5G diminuirá em mais de 15 mil segundos o seu tempo de resposta e aumentará a sua velocidade de reacção. Os automóveis inteligentes serão, desta forma, muito mais seguros e fiáveis.

A conetividade também se vê claramente favorecida pelas redes 5G. O número de objetos aos que poderá conectar será cada vez maior. A nível utilizador poderá controlar os seus veículos, os seus acessórios inclusive a sua casa desde o seu dispositivo móvel, seja desde um smartphone, um tablet, um portátil ou um relógio inteligente. No campo urbanístico, profissional e empresarial prevê-se que a utilidade do 5G seja incrível. O equipamento das cidades será controlado remotamente, poderiam fazer-se operações cirúrgicas à distancia ou controlar os sistemas agrícolas sem ter que se deslocar às instalações, entre outros exemplos.

A empresa Qualcomm, umas das responsáveis dos primeiros processadores com conetividade 5G, indica que la intenção do 5G é conectar as pessoas com tudo o que as rodeia.

Outra das qualidades mais aclamadas do 5G é o incremento da eficiência energética. Em relação ao consumo de dados, o gasto de bateria será menor segundo os developers desta rede.

A atualidade do 5G em Portugal

accessibility-3570138_1920Esta tecnologia é ainda tão recente que em Portugal ainda está ainda por dar inicio. As operadoras a oferecer serão Vodafone, Altice MEO e NOS.

Ainda não existe previsão concreta para o arranque embora esteja estimado para o final de 2020 ou inicio de 2021 assim que forem atribuídas as licenças pela ANACOM. Existem já tarifários de oferta 5G disponíveis nas três operadoras.

Telemóveis Motorola com 5G

Os fabricantes de smatphones preparam-se para o futuro e lançam dispositivos preparados para estas novas redes móveis. A Motorola segue esta tendência e oferece três telefones com conetividade 5G. Em Abril foi lançado o Motorola Edge e o Edge Plus (falaremos destes mais adiante), dois terminais com conetividade 5G topo de gama e, por tanto, com um preço mais elevado. Foi do nosso agrado ver que o lançamento em Julho do Moto G 5G Plus, um smartphone de gama media com este tipo de conetividade e assim saber que o 5G não ficaria só ao alcance dos modelos topo de gama.

Moto G 5G Plus

Motorola lança o Moto G 5G Plus no inicio de Julho deste ano 2020. Um terminal de gama media que oferece conetividade de rede 5G. Estas ligações são garantidas graças ao seu processador Qualcomm Snapdragon™ 765. Trata-se de um processador de 7 nanómetros equipado com Kryo 475 que trabalha a 2,3 GHz e uma gráfica Andreno 620 que aumenta o rendimento num 20% comparado com versões anteriores. Trata-se do primeiro processador da Qualcomm que utilizam todos os smartphones de gama media com conetividade  5G.

Motorola Edge Plus e Motorola Edge

DiseñoEdgePlus_Comprar Como topo de gama da marca todas as suas prestações devem ser as melhores e portanto estar equipado com conexão 5G.

O Motorol Edge Plus tem um processador topo de gama Qualcomm Snapdragon 855 que oferece conetividade 5G entre outras inovações de rendimento e processamento.

O Motorola Edge está equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 765G, de características semelhantes ao 855 e com conetividade 5G.

Deste modo a Motorola se encontra-se sempre na vanguarda, preparada para o futuro. O que lhe parece a nova conetividade 5G? Deixe em baixo nos seus comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *